Passeios Interinos

S. Bento da Porta Aberta 2011

Vinte Bravos do JoaneBTT foram a rumo de S. Bento da Porta Aberta (Gerês) no dia 23 de Julho de 2011.


Como marcado as 7:30h estavam treze Bravos prontos para dar inicio ao passeio, pois porque este ano tivemos duas vertentes do passeio … em BTT e Estrada, o grupo da estrada só deram inicio ao passeio as 9h00, um passeio que no final para alguns elementos custou um bom bocado, um passeio marcado com um calor, que deixa qualquer BTTetista sem pernas para andar, foram +-120km e com um acumulado 2000m por zonas com paisagens espectaculares.


Como já referenciado partimos a hora marcada as 7h30 em direcção ao Sameiro, a nossa 1ª paragem foi na Padaria Carvalho para o nosso pequeno e a compra do pão que iria ser necessário, passando pela Sr.ª da Saúde em direcção ao alto do Sameiro onde tivemos o nosso primeiro reforço … claro não podia faltar as Mini’s e o chouriço, partimos em direcção a Povoa de Lanhoso onde o nosso incansável Presidente com os ajudantes Gonçalo e João estavam de novo a nossa espera para nos dar energia e nesse local os nossos colegas da estrada se juntaram aos do BTT.


Os dos BTT continuaram pelo caminho Romano até ao alto das Cerdeirinhas e os da Estrada continuaram na Estrada Nacional rumo a S. Bentinho da Porta Aberta. Desceram as Cerdeirinhas a grande velocidade que causa uma grande adrenalina ate a Ponte, já estávamos a ficar todos cá com uma fome onde estava o nosso Presidente já com o merecido almoço a nossa espera … mas que almoço uma bela Massa a Lavrador.



Após almoçar, descansar e onde a boa disposição não faltou lá nos metemos a caminho de regresso para Joane só em pensar que se tinha fazer a subida das Cerdeirinhas já nem apetecia sair de S. Bento.




Chegado ao alto, todos juntos e a grande ritmo, fizemos o percurso ate Joane pela estrada claro com uma paragem para abastecimento, carregar energia para chegarmos a casa onde as nossas maridas e filhotes nos aguardavam.



Agradecemos a todos os Bravos pela boa disposição e pelo companheirismo que demonstraram.
Agradecimento ao Presidente pelo grande empenho para que não nos falta-se nada durante o percurso … Muito Obrigado.
Esperamos que todos os nossos Associados e Amigos tenham umas boas merecidas férias e lá estaremos presentes nos dias 3 e 4 de Setembro para mais uma prova de 24h BTT de Famalicão … até lá muitas pedaladas.
Fotos no Álbum »»»
********************************************
Rota de Viana do Castelo by JoaneBTT (09.07.2011)


O dia amanheceu a prometer chuva, mas nada que assustas-se os 12 Bravos que a hora marcada apareceram.
As 8h arrancamos em direção a Padaria Carvalho para tomar o nosso pequeno-almoço e levantar o pão para a hora do almoço.

Já com o estômago composto, lá rompemos em direção a Viana do Castelo e quanto mais perto estava-mos mais a chuva caí-a, a colocar interrogações no pessoal, "Acho que vou ficar no carro ..." diziam uns e outros nada os assustava.
Pois tínhamos um Amadeu que nos prometeu que a hora de iniciarmos o passeio parava de chover, pois ele tinha ligado com os homens da NASA para que ao inicio do nosso passeio não chove-se ... e não é que a hora do arranque a chuva parou para nunca mais voltar .... ahahahah!!!
A saída teve inicio no Parque de Campismo do Inatel em direção ao alto de Santa Luzia, sendo os primeiros 18km sempre a subir. Chegados ao ponto mais alto do monte deu-se inicio a uma descida (mas que descida) fantástica, uma Geira Romana muito técnica, e com o estado do piso escorregadio que nos obrigou a redobrar os cuidados, mas que valeu a pena pois os níveis de adrenalina subiram e de que maneira e que nos preparou para mais uma subida dura.

Por entre descidas alucinantes e subidas que como alguém dizia "Já é pior que trabalho ...", lá percorremos os +-50km. No final tinham-mos a nossa espera um magnifico banho quente e um belo almoço no Parque de Campismo do Inatel.
Mais uma vez um belo de um churrasco foi preparado com umas condições excelentes de uma relote que mais parecia um camião TIR cedido pelo nosso amigo «Sérgio Patricio».
Por volta das 19h e depois de tudo arrumado e com muita pena nossa nos posemos a caminho de Joane com mais uma missão cumprida e a pensar já no próximo passeio do dia 23 de Julho com ida a S. Bentinho.

Fotos no Álbum »»»

*******************************************
Rota da Cabreira by JoaneBTT

No ano de 2009, seis Bravos foram descobrir a beleza da Serra da Cabreira e no passado dia 11 de Junho foram de novo refazer o percurso, só que desta vez não foram sozinhos … tiveram a companhia de mais 14 Bravos.

Ano 2009 (Falta o Barroso)

Ano 2011
A saída como sempre foi da nossa Sede a hora marcada às 8h.
Para o passeio disseram presente:
Adriano, Emanuel, Sérgio, Barroso, Armindo, Sérgio Foca, Daniel, Amadeu, José Carlos, Álvaro, Hilário, Carlos Gonçalves, Sérgio Patrício, Sérgio Lopes, Luís Santos, Vítor Barroso, Mesaros, Nelson, Serra e Amigo do Armindo.


Chegada ao Local foi tirar as Bikes das Carrinhas, os últimos preparativos e .... já tínhamos o primeiro furo ... do Álvaro

Os primeiros 15km foram muito rolantes até quem dissesse « ... nem parece um passeio ... »
Os quilómetros a seguir já foram a puxar um bocadinho até ao Alto Talefe (1262metros) onde se tirou a foto para mais tarde recordar...
Chegado ao Alto foi para carregar as pilhas, deslumbrar a paisagem, umas pequenas teimosia sobre GEOGRAFIA e preparar para a descida ... é que o povo já estava ansioso pelo tacho e do banho ihihihih ... eles não sabiam o que lhes esperava em relação ao banho
ate aqui o Nelson ainda vinha bem ... depois é que foram elas

A primeira parte da descida foi muito técnica, muitas pedras eram só pedras, "Será que é por aqui o caminho?" ; "Não vos enganas-tes?" foi todo o santo caminho e os 6 Bravos só se riam.
Finalmente caminho bom e foi continuar o passeio que ainda tinha mais uma pequena surpresa para o final
Ultima paragem para abastecer ...
Após uma breve paragem no parque de merendas da Serradela, fomos fazer a descida junto ao rio Tório, a meio da descida tivemos o segundo furo do dia... Daniel.
Foi um final de tarde muito bem passado, muita alegria, boa disposição e claro quem tem um Álvaro e um Hilário não precisa de ir a Famalicão ver o Quim Roscas & Zeca Estacionâncio.
No final de tudo arrumados e prontos para regressar a Joane, ficou já agendado o próximo passeio dia 9 de Julho de 2011 para Viana do Castelo a Rota de Stª Luzia by Sérgio Patrício.

Nota: Visita o nosso Álbum Web Picasa

 

********************************************
 1ºDia Joane - Porriño 120km

E como marcado na agenda no dia 06.05. ás 6h45 um grupo de 25 elementos partiu de Joane em direcção a Santiago de Compostela.
Como sempre a primeira paragem foi na Sé de Braga para carimbar as cadenciais e registar o Euromilhões, dai lá seguimos em direcção a Prado para o primeiro reforço (pequeno almoço), depois de todos bem alimentados´seguimos em direcção a Ponte de Lima e para que o que se comeu não fizesse mal ai estava o primeiro furo do dia, lá se resolveu o problema e toca a seguir viagem, o problema é que alguém sabia que íamos passar e teve a rara ideia de colocar pregos no caminho dai mais uma paragem, novo furo.
Mas como somos todos bons a desenrascar lá se foram resolvendo mais alguns percalços iniciais até chegarmos finalmente a Ponte de Lima onde nos esperava o nosso Sr. Domingos (a quem deixamos desde já o nosso muito obrigado por toda a disponibilidade demonstrada pois para aturar esta gente toda não é fácil) com mais um reforço alimentar (ementa variada) e liquido (Minis muitas Minis) para podermos seguir em direcção a Labruja bem reforçados pois ai o desgaste é enorme.
Seguimos então caminho pois lá em cima no alto da Serra de Campelos nos esperava um magnifico Arroz de Frango da autoria do nosso companheiro de pedalada Sérgio (Wheeler), todos a pensar no arrozinho de frango aquilo até pareceu fácil ...
Depois de todos chegarem lá de preparou o tacho (que estava divinal) toda dente se alimentou bem e vamos lá arrancar que já se fazia tarde, a paragem seguinte foi só para tomar um cafezinho e seguir até Valença para o ultimo reforço em solo Português. Por volta da 16h15 já estávamos todos a comer e a beber qualquer coisa para os restantes km em direcção a Porriño onde chegamos por volta das 18h30, assim ficou comprido a jornada planeada para o primeiro dia, depois de chegarmos dirigismo-nos ao Hotel Parque situado mesmo no centro para guardar as montadas na garagem de desfrutarmos de um bom banho quente para reestabelecer os músculos, toda a gente se concentrou ás 20h30 para jantar e depois fazer uma caminhada pela cidade para descomprimir e assim finalizamos o primeiro dia de aventura.

2ºDia Porriño - Santiago = 110km
O despertador foi ás 7h00 para tomar o pequeno almoço efectuar o check-out do hotel e verificar as maquinas para arrancar ás 8h30 sem falhas pois ainda tínhamos cerca de 110km para fazer, como o dia começou um pouco molhado la partimos com calma rumo ma Catedral de Santiago a primeira paragem foi em Redondela para tomar o cafezinho e colocar os impremiaveis pois a coisa prometia ser molhada dai para a frente (e não foi só promessa, foi mesmo bem regada). Arrancamos então em direcção a Pontevedra para o primeiro reforço do dia, mas não podíamos lá chegar sem ter mais um furo que foi resolvido da melhor maneira possível para seguir a rota, o problema é que íamos tão lançados que passamos ao pé da nossa carrinha de apoio e nem o vimos, mas paramos um pouco depois da cidade de Pontevedra para o devido reforço. Depois de todos bem alimentados toca a andar, cerca de 300 metros depois de arrancar fomos obrigados a chamar a Guardia Civil pois estava um artista a dar uma carga de lenha na namorada numa casa abandonada no meio de um silvado, depois do dever comprido e como a senhora parece que gosta de porrada e não quis apresentar queixa ás autoridades lá seguimos caminho em direcção ás Cascatas do Rio Barosa para o nosso merecido almoço.
Depois de toda a gente bem alimentada das fotos tiradas, toca a pegar nas bikes para percorrer os cerca de 35Km que faltavam até á Catedral de Santiago, estava tudo a correr bem quando o nosso querido S. Pedro decidiu abrir a torneira do céu por completo e ai podem crer que os últimos 30 Km que por si só não são nada fáceis, foram efectuados debaixo de uma intempérie daquelas que nem ao diabo lembra com chuva forte e um vento de frente que era para que ninguém fosse em excesso de velocidade (é que agora em Espanha são muito rigorosos com essas coisa), mas nada que impedisse este magnifico grupo de por volta das 18 horas estar em frente da Catedral de Santiago de Compostela.

Dai fomos em direcção do Gran Hotel de Santiago onde tínhamos umas magnificas instalações á nossa espera para o divinal banho quente e um jantar de comer, comer, comer e chorar por mais, no final do Jantar foram sorteadas 10 sessões de massagens uma oferta dos nossos parceiros da TOUCHCLINIC em Braga.

3ºDia Santiago - Joane

 

O nosso terceiro dia, foi para passear pela bonita cidade de Santiago de Compostela, visitar a Catedral efectuar o check out do hotel e regressar. No caminho tempo ainda para parar em Valença para o ultimo Almoço para finalmente regressarmos a casa pois tínhamos as nossas famílias á espera junto da sede do JoaneBTT onde chegamos por volta das 17 horas.

O JoaneBTT agradece a todos os participantes e apoiantes por mais este evento de grande qualidade.