3ºBTT-XCO JoaneBTT


Ruben Nunes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) venceu de forma categórica o 3ºBTT-XCO/JoaneBTT, reforçando a conquista do título de Campeão Regional do Minho que já tinha garantido na prova anterior. Quando falta disputar apenas uma prova que será no próximo dia 16 de Outubro em Braga e algumas classificações finais continuam por definir, Mário Fernandes garantiu em Joane a vitória no Campeonato minhoto em veteranos B+C.

O 3ºBTT-XCO/JoaneBTT, estreamos um circuito de BTT nas imediações do Centro Hípico de Joane, local que se revelou com excelentes condições para a prática do BTT e que futuramente poderá acolher novas actividades.  Disputado por cerca de 130 atletas, o 3ºBTT- XCO/JoaneBTT registou a presença de muito público, tendo-se também associado à iniciativa diversas individualidades, destacando-se a presença de Leonel Rocha (Vereador da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão), Ângela Oliveira (membro do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Ciclismo e do Centro Hípico) e António Oliveira (Vice-Presidente da Junta de Freguesia de Joane).
Na corrida de Elites, Ruben Nunes apesar de alinhar à partida com a conquista do título regional garantido - não esteve com veleidades e impôs-se de forma a conseguir a quinta vitória no campeonato nesta mesma categoria os nossos atletas Nuno Monteiro e Nuno Menezes realizaram um 4º e 6º Lugar.
Na categoria de Juniores, Diogo Figueiredo (Vice-Campeão nacional de BTT XCO em 2011, Campeão Regional do Minho em 2010 e 77º nos Mundiais de BTT) não conseguiu garantir em Joane a liderança definitiva da classificação geral. O atleta da JUM/Sanipóvoa/BikeSeven foi o terceiro classificado, ficando a apenas um ponto de garantir a vitória final. Carlos Leal (JUM/Sanipóvoa/BikeSeven) foi o vencedor do 3º BTT XCO de Joane (primeira vitória no regional do Minho) e José Dias (Casa do Povo da Retorta) foi o segundo classificado, mantendo idêntica posição no Campeonato e o nosso Luis Freitas ficou em 7º.
Carlos Rocha (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas ) foi o vencedor na categoria de veteranos A, aqui os nossos atletas Jorge Sousa e João Duarte respectivos 4º e 11º lugar.
Campeão Regional do Minho de Veteranos A em 2010, Mário Fernandes (Rodabike/Centro Ciclista de Gondomar) soma agora ao curriculum o título na categoria de veteranos B e C, depois de mais uma vitória no campeonato que lhe permitiu assegurar a liderança. Francisco Branco o nosso representante nesta categoria fez um excelente 4º Lugar.
Deolinda Carracena (Team Bicivendas / ADS Maia), venceu na categoria feminina, com o título feminino já entregue a Ilda Pereira, ausente em Joane, a discussão do segundo e terceiro lugares continua acesa, menos sorte teve a nossa atleta Flávia Freitas que por motivos de saúde durante a prova foi forçada a desistir.

Colectivamente a vencedora foi a formação da Team Oliveira/Lapierre/Mavic, a JUM/Sanipóvoa/BikeSeven, já consagrada Campeã do Minho foi segunda classificada e a Rodabike/Centro Ciclista de Gondomar a terceira, a equipa do JoaneBTT/TrilhosBike ficou em quinto.

Nas categorias das escolinhas, João Antunes (CRC/Planicosta/BikeWorld), voltou aos triunfos em juvenis e João Gonçalves do JoaneBTT/TrilhosBike em oitavo.
Com o título de Campeão revalidado, Miguel Sousa (CRC/Planicosta/BikeWorld), em infantis e os nossos atletas João Batista (sexto) Marta Branco (decimo) e Simão Abreu (decimo sétimo) contribuíram em Escolas um terceiro lugar.
Realçando-se o facto de todos os lugares do pódio de Escolas terem sido ocupados por equipas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

O 3º BTT XCO - Joane BTT teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Centro Hípico de Joane,  Unimoda, Padaria Carvalho, Serralharia Carvalho, M-150,  Reclamos Vitória,  Cision e da Bike Magazine.

Fotografias aqui:


Fotos Oficiais ACM


Álbum da ARC TEAMBTT 


Brevemente serão colocadas mais fotos …